11 abril, 2012

É tempo de risoto


O autêntico risoto, preparado na Itália ou em terras brasileiras, baseia-se em arroz e caldo. O tipo de arroz ideal para esse preparo é o carnaroli ou arbóreo, todos italianos. Cujo grão é curto com maior quantidade de amido, que é responsável pela cremosidade da receita. Hoje os dois tipos são encontrados nos supermercados brasileiros. O caldo utilizado varia de acordo com os ingredientes da receita. Em geral, caldos de carne combinam com risotos de cogumelos, queijos, carnes vermelhas. Para os vegetarianos, caldo de legumes. Risotos de frutos do mar e peixes pedem caldos feitos com esses ingredientes ou de legumes.  
 O preparo do risoto é simples, mas é preciso cuidado e dedicação para seguir todos os passos. O ideial é preparar o caldo em casa, mas na falta de tempo, opte pelos prontos. O legal dessa receita é que mesmo mudando de sabor (funghi, queijos, limão siciliano, camarão), o modo de preparo é sempre o mesmo, só muda o ingrediente principal. Por isso da pra ousar bastante nos sabores. 

Risoto de tomate grappe, rúcula e mussarela de búfala.



Ingredientes

2 colher(es) (sopa) de cebola picada(s)
30 ml de vinho branco
1 xíc de arroz arbório
3 xíc (chá) de Caldo de Legumes quente 
4 colheres (sopa) de manteiga
100 g de tomate grappe 
1/2 maço de rúcula picada grosseiramente 
100 gr de mussarela de búfala 
50g de queijo parmesão ralado

Modo de Preparo:
Aqueça e mantenha em fogo baixo o caldo de legumes. Numa panela larga, refogue a cebola em metade da manteiga, sem deixar dourar. Acrescente o arroz  e mexa por dois minutos. Junte o vinho branco e deixe evaporar. Vá acrescentando o caldo quente aos poucos, sempre que o arroz secar. Quando o arroz estiver perto de ficar “al dente” acrescente o queijo parmesão ralado, o tomate cortado pela metade, a mussarela de búfala picada grosseiramente, o restante da manteiga e para finalizar a rúcula.  Está pronto para servir!! Harmonize com um vinho tinto.






Nenhum comentário:

Postar um comentário